sábado, 20 de novembro de 2021

Os cancelamentos educacionais e a vida no magistério…

Para quem esperava seletivos e concursos concorridos em nossa região…vai ter que aguardar!


Foram alguns cancelamentos! Os dois primeiros certames cancelados foram referentes ao município de Criciúma, cujo nicho é, em sua maioria, pedagogos. O primeiro foi o processo seletivo de caráter temporário, posteriormente a isso, o concurso público, cujo caminho da efetivação é pavimentado; sonho de muitos servidores, inclusive.


Estes cancelamentos são de ordem judicial, pelo CREF, Conselho Regional de Educação Física, o que gerou polêmica entre o professorado da área, que julga improcedente essa exigência de filiação ao Conselho, já que suas atividades não se referem a atuação profissional de um bacharel…gerando profundo debate sobre a utilidade de tal Conselho aos licenciados.


Do outro lado, com mais candidatos e ainda mais polêmicas presenciamos outro grande golpe no magistério, o cancelamento dos serviços da Selecon, empresa fluminense cuja missão era sistematizar, conduzir e aplicar o seletivo no estado de Santa Catarina, cujo recorde de inscrições acabou ocorrendo…


E foi isso mesmo que derrubou o instituto, vide sua incapacidade de gerenciar tamanha demanda, primordialmente pelo fato de estar com estrutura para no máximo 45 mil candidatos, o certame passou facilmente das 70 mil inscrições. Diante da falta de flexibilidade de ambos, instituto e governo catarinense, ficamos sem o certame, pelo menos por agora...adiado para dezembro.


Mas como isso impacta na vida docente? Explico!


Trata-se de uma etapa que qualifica o professor a escolher escolas mais próximas ou que já tenha algum tipo de laço, facilitando o trabalho a ser desenvolvido!


Além disso, poderá valer, de fato, o posto de trabalho! Como apontamos em outra coluna "Rufem os tambores", é necessário que haja humanidade nestes tempos, afinal, muitas pessoas, de distintos níveis de saúde ou possibilidade de dedicação participam destes exames e concursos, e não é fácil ficar decepcionado com colocações não favoráveis.


Por isso professor, se tem um lado positivo neste prisma de final de ano letivo, leve em consideração que seu tempo de estudos aumentou, e a dedicação para galgar melhores escolas ou maior carga de trabalho, está aí!


Uma imensa sorte para todos nós, principalmente àqueles que amam estar em sala!



Nenhum comentário:

Postar um comentário