quinta-feira, 13 de março de 2014

O trabalho e a vida escolar: Um futuro por tantos idiotas pretendido!

Em um contexto atual, é difícil perceber motivação em nossos adolescentes que frequentam o ensino médio, grande parte dos mesmos são indecisos quanto a suas carreiras e por vezes exercem mais funções do que “Somente” estudar. De fato o trabalho ensina muito a todos, primordialmente o trabalho árduo e com imensas responsabilidades, porém, em minha concepção nesta fase (entre 14 e 17 anos) o estudante deve somente estudar e dedicar-se ao seu futuro.

Várias oportunidades relacionadas aos estudos complementares (Cursos técnicos e profissionalizantes) estão sendo oferecidas gratuitamente por instituições que se vinculam ao governo federal, porém como havia dito, poucos possuem a oportunidade de realmente usufruí-las. Jovens dedicam-se ao mercado de trabalho desde cedo e não buscam novos horizontes sabendo que já possuem um lugar no mercado de trabalho.


Quando questiono meus alunos sobre seus postos de trabalho vejo que grande maioria parece satisfeita somente por estar trabalhando, ou seja, conquistando sua independência. A questão não é economicista, mas nem todos os jovens estão preparados para trabalharem e estudarem de maneira concomitante.

A escola torna-se rapidamente o segundo plano da maioria dos estudantes, que em três anos despedaçam sonhos em troca de migalhas oferecidas por empresas oportunistas que visam contratar mão de obra desqualificada e barata de jovens sonhadores.

Poucas vezes em meus anos lecionando percebi jovens que conseguem exercer atividades concomitantes e obtendo sucesso em ambas, são raros os casos, principalmente na educação pública, onde temos transido problemas corriqueiros como a baixa qualidade de ensino e escolas inadequadas para o ensino básico.

O problema é social! Imagino que nenhuma jovem trabalharia senão precisasse, sei como é ser adolescente, imagino a angústia que é saber que você depende exclusivamente de seus pais enquanto coleguinhas já possuem “Grana” o suficiente para se sustentar e comprar roupas e utensílios de marca.

Porém, na maioria das vezes, vemos estes postulantes a iniciantes no mercado de trabalhão se dando mal em um futuro a longo prazo, afinal, grande maioria continua exercendo funções esquecidas pelas pessoas mais qualificadas e estaciona em um nível de remuneração muito baixo, procurando qualificação muito mais tarde, quando a situação pode ser quase irreversível, infelizmente.


A EJA (Educação de Jovens e Adultos) está entupida de adolescentes, tal fato de explica pela necessidade de largar a escola para dar mais atenção ao trabalho, e ao ingressar, todos são sedentos pelo certificado que lhes é prometido ao cruzar a linha do final do curso, porém, sabemos que os mesmos deixam de viver a melhor fase de suas vidas em troca de esmolas oferecidas por patrões que somente visam seu próprio lucro.

No Brasil poucas empresas pensam no social, afinal, isso nem ao menos é lucrativo, deixam então toda carga de transformação e qualificação de jovens para o governo, contudo, as mesmas oferecem oportunidades aos jovens que abandonam seus planos e objetivo em troca de empregos medíocres.

O trabalhador que vai a escola normalmente frequenta o ensino noturno, período este que concentra os maiores problemas da escola; Alunos atrasados, falta de profissionais, carga reduzida e oportunidades de adquirir o discutir o conhecimento escassa. Na verdade, segundo alguns profissionais, “Devemos pegar leve, estão cansados”, um grotesco erro conceitual e um sério menosprezo à capacidade de qualquer indivíduo.

Em uma análise fria e calculista, ao compararmos alunos do ensino privado (Que possui carga superior à 6h por dia letivo) ao aluno da escola pública, que trabalha, estuda e tem outras responsabilidades constatamos que não podemos exigir muito mesmo! Afinal, segundo nossos governantes e suas miraculosas propostas, devemos formar uma massa de manobra pouco crítica nas escolas. Devemos formar cidadãos que não sabem votar e que possuem valores distorcidos!


Por fim, constato que a educação pública e seus valentes alunos possuem um imenso caminho a percorrer para competir com seus “primos abastados” das escolas privadas, afinal, lidar com escola, trabalho e ainda aturar as mínimas condições de estudos, não é fácil!

Saibam que qualquer conquista ou vitória obtida quando você advém desse contexto deve ser comemorada! Por isso, não caía nas garras destes empreendedores de araque que desconstroem seus planos! Estude, estude e estude! 

Rocky Balboa - Motivação Sensacional


".. O mundo não é um mar de rosas. É um lugar ruim e asqueroso... e não me importo quão durão você é... ele te deixará de joelhos e te manterá assim se permitir. Nem você, nem eu, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Mas isso não se trata de quão forte pode bater. Se trata de quão forte pode ser atingido... e continuar seguindo em frente. Quanto você pode receber e continuar seguindo em frente. É ASSIM QUE A VITÓRIA É CONQUISTADA!..."


Fonte das imagens:
http://www.diariodecuiaba.com.br/conteudo/2006/11/14/charge.jpg
http://www.diariodecuiaba.com.br/conteudo/2009/16/11/charge.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYbQnp7V4MaR3Oh179RHQxW9M9jmH5pOF7m5HpGHEa3zy3af6_gh9DDazkOGMpAHuR321fZyEysrZ1jdO1538fCK-tJy-S8WIzNN-AFm6qDlMpCIsXS1hak9o8ZRAHGQZXljJusjY7l3ES/s1600/charge.gif
http://jonasojuara.files.wordpress.com/2013/02/charge-mafalda-sobre-o-conhecimento.jpg

Um comentário:

  1. Bom concorda porem não vejo como algo que seja apenas influenciado pela sociedade ou da administração do país, culpo na maioria das vezes o próprio adolescente, pois posso compara-lo ao um fumante, vamos dizer que o vicio do tabaco e do consumismo são equivalentes, pessoa sabe que o tabaco é prejudicial à saúde física dele porem mesmo assim inicia no tabaco, o jovem por outro lado sabe que ao iniciar a sua vida profissional descapacitado e precocemente vai ser prejudicial a sua vida profissional pelo seguinte fator ele ficara com a carga horaria muito puxada e não está emocionalmente pronto para equilibrar a carga horaria, mesmo assim inicia a sua vida profissional, a casos raros entre fumantes que passam a vida toda fumando e não desenvolvem nenhuma doença apenas tem o corpo desgastado pelo tabaco assim como o jovem ele consegue equilibrar bem a sua vida profissional com a sua vida educacional pôr o corpo está mais desgastado, agora como minha opinião eu culpa o próprio jovem pelo seu fracasso, pois ele sabia dos riscos quando decidiu iniciar a sua vida profissional precocemente, sou um exemplo vivo do que digo porem as razoes que me levaram a iniciar a minha vida profissional cedo não foram o vicio pelo consumismo mais problemas familiares e sendo um ex-fumante usei desse argumento para tentar expressar a minha opinião sobre o assunto.

    Assinado: Edwilker Caetano

    Ps: desculpas por não ter sido muito claro , pois estava em plena madrugada morrendo de sono :><:

    ResponderExcluir