Um dos temas mais
abordados nos últimos tempos em sala de aula é o conflito entre a ciência e a
religião, e normalmente a disciplina de Filosofia se encarrega de promover um
debate e construir uma discussão saudável entre os alunos, sendo que o professor
atua como mediador e assim apresenta várias facetas para tal discussão.
A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega - Albert Einstein
Concordo que a Filosofia (até por não ser uma ciência) lida melhor com este debate, a reflexão sobre este tema é essencial para o aluno compreender sua sociedade e o papel primordial que as religiões possuem em seu cotidiano.
Na disciplina de Geografia
tudo é mais complexo, afinal, você lida com uma disciplina que surge de uma ciência,
há métodos e técnicas por de trás de tudo que o professor irá comentar. A ciência
geográfica é muito mais antiga do que se pensa, e as escolas alemãs e francesas
desenvolveram técnicas, métodos e procedimentos únicos, tornando assim a
Geografia uma das mais completas e complexas disciplinas do currículo escolar.
Sendo o campo responsável
pelos estudos demográficos, a Geografia propõe profundas reflexões sobre o
comportamento e características de determinadas populações. Pesquisas são
realizadas para aferirmos a composição étnica e as condições sociais dos
habitantes de determinados países, estados ou municípios. E através destes
dados podemos constatar que nosso país é cristão!
Não que isso seja ruim, mas
o desafio se torna muito maior!
Um professor por vezes deve
apresentar versões diferentes para o surgimento do universo, sistema solar ou
até mesmo sobre o início da vida humana em nosso planeta, porém, sabemos que na
escola devemos dar todo apreço para a discussão científica, panorama oposto de nossa realidade.
Duas mãos trabalhando fazem mais que milhares unidas rezando – Charlie Chaplin
Você, como educador, até
pode mostrar o contexto bíblico e elucidar que cada um escolhe seus ideais e dali
em diante pode escolher “O que vai
acreditar”, porém, tento não fazer isso, e prezo sempre para a discussão em
nível científico, isso não quer dizer que você vai passar por cima de dogmas
religiosos pré-estabelecidos por religiões que seus alunos seguem.
Ao iniciar uma discussão
sobre o que chamamos de “Início de tudo” percebemos que grande parte dos jovens
(E por vezes adultos) possui pouco conhecimento sobre a versão científica, ou
seja, com piadas infames e comentários tolos julgam o “Big Bang” como mera teoria, menosprezando o fato da realização de
pesquisas intensas para se chegar à mesma.
Darwin, contribuidor de
valia máxima para a Geografia também é ridicularizado e tido como um escritor
de ficção, sendo que sua obra é classificada como um enfadonho delírio de
cientista com parafusos a menos, pelo menos é o que percebo diante de asneiras
colocadas em comentários pobres e de embasamento raso.
Todas as religiões são a verdade sagrada para quem tem a fé, mas não passam de fantasia para os fiéis de outras religiões – Isaac Asimov
A crítica central está
embasada no fato de que professores, por vezes, preferem não discutir e iniciar
um debate sobre a temática na disciplina de Geografia, jamais classificarei
como perda de tempo, afinal, é papel do geógrafo elucidar e mostrar-se atento a
todas as teorias que fazem parte do ramo científico que decidiu seguir.
Como ateu, tenho uma visão que muitos consideram fechada para a discussão, porém, saliento que não me refiro a religião como “besteira” ou como entidade “Desconstrutora de sociedade”, apenas coloco que a mesma não pode ditar e frear ânsia de aprendizagem de nossos jovens, que por vezes recebem informações distorcidas e adquirem um pré-conceito ao estudarem teorias de cunho geográfico que contradizem os dogmas criacionistas.
Afinal, me parece ser um
imenso engodo cobrar de um aluno o pleno entendimento da teoria da “Deriva
continental” se o mesmo crê que o mundo foi criado em poucos dias, totalmente
estabelecido e habitado em seguida.
Fonte das imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh04-kWIUUDQYGs6o2quuG_LOi39_leQ9h0wbOAOeubbrsV0z83trX2Qwtp8arTarrAqZ7Tfhes4-AfRr4JPcL2vMlcZ-yQF4aN4F22J-weeVaHfBFypJvCZ2Jze6MEKX1zJ0LwR6-M90mg/s1600/metodo-cientifico-x-religioso.jpg
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/625611_559062837448973_1878407258_n.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh04-kWIUUDQYGs6o2quuG_LOi39_leQ9h0wbOAOeubbrsV0z83trX2Qwtp8arTarrAqZ7Tfhes4-AfRr4JPcL2vMlcZ-yQF4aN4F22J-weeVaHfBFypJvCZ2Jze6MEKX1zJ0LwR6-M90mg/s1600/metodo-cientifico-x-religioso.jpg
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/625611_559062837448973_1878407258_n.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário