quarta-feira, 3 de agosto de 2022

O que esperar de um novo semestre?

 O que esperar de um novo semestre?


Mais um semestre tem seu início, com isso mais novidades devem pipocar em nossas escolas, e o anseios pela aprendizagem ou aprovação vai fidelizar ainda mais nossos alunos na busca por avaliações e boas notas. Para alguns, a evasão começa a ser um caminho mais saudável, ao invés da luta contra a reprovação.


A evasão no meio do ano ainda existe?


Sim, ela existe e ainda tem se tornado mais forte em dias mais atuais, primordialmente pelo aumento da carga horária de estudos, outrossim, temos também os ruídos provocados pelo Novo Ensino Médio. É fundamental analisarmos sob diferentes prismas…Mas de fato este gargalo não é fácil de ser combatido.


Há muito a se fazer…e por mais que haja novos mecanismos de resgate dos alunos, prefeituras e estado tem uma árdua missão; Restituir a qualidade do ensino, restabelecer e clarificar critérios, desenvolver cidadãos críticos e capazes de enfrentar desafios que remetem o século XXI.


Iniciativas mostram-se eficientes?


Sim, é como se mostram! A evasão tem sido combatida de diferentes maneiras…no fundamental, prefeituras e estado estimulam a robótica, programação e cultura maker. Mesmo que sejam passos iniciais, como mencionamos em textos anteriores, eles já abrem um novo horizonte, por mais que pareça trêmulo, é um início!


A aposta prossegue também com o incentivo da rede estadual com o bolsa estudante, contemplando alunos mais carentes…de certa maneira foi uma medida favorável, apesar de mostrar-se apressada e desorganizada em seus primeiro episódios…agora estável, tem sim combatido alguns indicativos que contribuem para a evasão.


Mas o que esperar deste novo semestre?


Novidades sempre acabam chegando, contudo é mais um período de grandes lamentações e arrependimentos…em que alunos faltosos e indisciplinados acabam correndo contra o tempo, numa espécie de série similar a extinta "24 horas"...


O fato é que temos mais alguns meses letivos, trata-se de novas possibilidades de experiências e quebra de paradigmas educacionais. 


Portanto, mãos à obra, e vamos renovar os votos com a aprendizagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário