quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Rede Globo e sua máquina cultural/Dancem macacos, dancem!

A rede globo é mundialmente conhecida por seu domínio televisivo no Brasil, seu oligopólio se estende de inúmeras emissoras até jornais impressos e empresas de ramos diversificados. Toda crítica a Globo deve estar bem fundamentada, principalmente após a popularização da internet, fato este que tem levado informações deturpadas e falsas a muitas pessoas que por falta de pesquisa acaba julgando o conglomerado de maneira equivocada ou errônea. 

É fato que a Globo e sua programação dominam os lares brasileiros, alguns dados do próprio governo federal brasileiro apontam que a Rede Globo domina a preferência de aproximadamente 70% da população nacional que diz assistir televisão. O dado é inquestionável diante do poder da Globo perante outras emissoras populares, estas que por vezes possuem programações engessadas e programas de baixa qualidade, ou melhor, de pior qualidade que a toda poderosa.

Outro dado que contribui para a preferência e liderança da Rede Globo é o baixo índice de brasileiros que possuem TV por assinatura, estas que contam com maior variedade de canais e opções mais educativas ou interessantes. Aliado a estes fatores estão à qualidade do sinal da Rede Globo, que não atinge somente 0,5% da população brasileira.

                                       Fonte da imagem: Questionamentos.blogspot.com.br

Diante do panorama atual em que a televisão vem perdendo seu espaço nos lares brasileiros para a internet é visível que ocorram mudanças drásticas na programação da Rede Globo, a “Bobalização” praticada pela emissora acaba afetando primordialmente uma margem bastante significativa de nossa população, a que possui menor instrução e acesso ao ensino superior, não há sequer necessidade de estudos ou pesquisas para constatação de tal afirmação.


Além do Cidadão Kane (completo) – Documentário sobre o monopólio da Rede Globo.

Alguns programas da Rede Globo (Ou produzidos em parceria) são realmente elogiáveis, tais como: Telecursos, Telecursos TEC, Globo Ciência, Globo Universidade, Globo Mar, Globo Ecologia, porém é visível também que os mesmos se encontram em horários incipientes ou de pouca ou nenhuma significância comercial, o conhecimento ou a difusão da ciência não é o objetivo da Rede Globo, e sim o entretenimento.

Globo Universidade: O último dos moicanos!? 
Fonte da imagem:Questionamentos.blogspot.com.br

Alguns programas da Rede Globo andam se destacando, e este destaque não é algo positivo, “Zorra total”, “Esquenta” e “Domingão do Faustão” recebem diariamente pesadas críticas referentes ao teor de seus programas, que costumeiramente são invasivos e pouco instrutivos, e se tratando do Brasil vemos uma imensa carência neste quesito, Informação útil. Programas que deturpam a imagem do povo brasileiro e disseminam o emburrecimento como uma grande epidemia são os principais alvos do público da web, o programa “Zorra total” é conhecido por reunir os mestres do humor, estes que de mestre só recebem a alcunha, cansativos e tediosos bordões pisam e ferem o orgulho de milhares de brasileiros todos os sábados à noite, pobre coitado de quem tem que aturar tamanha blasfêmia social.

O programa “Esquenta” é apresentado pela “talentosa” e multifacetada Regina Casé, seu objetivo principal é mostrar o “Brasileiro como ele é”, porém ao ligarmos e vermos por pelo menos 10 minutos percebemos a quantidade de pessoas estúpidas ou vazias que comparecem ao seu programa, um show de “Bundas” invade a telinha, ou telão, dependendo do seu poder aquisitivo! É evidente também a propagação de ritmos musicais de gosto duvidoso, como o Funk, “Cultura” iniciada no Brasil pelo Rio de Janeiro e que já invade o Brasil, infelizmente!

É latente que temos nossa população retratada na programação da Rede Globo, com os programas popularescos aparecendo muito mais que os realmente úteis, assim como ocorre em nosso cotidiano, onde pessoas produtivas atuam basicamente nos bastidores.

Mas o questionamento final que deixo é: Podemos assistir a Rede Globo?

Minha resposta é SIM! Porém para isso acorde cedo! Lá pelas 5 da manhã, incluindo sábados também, lá verás o Tecendo o saber (Baseado em Paulo Freire), Telecurso Profissionalizante, Telecurso TEC, Telecurso Ensino Médio e Fundamental, após isso desligue o televisor e vá dormir, é melhor, vá por mim!
Por fim uma canção da Tribo de Jah; Globalização.


No gueto não há nada de novo
Além do sufoco que nunca é pouco
Além do medo e do desemprego, da violência e da impaciência...



Nenhum comentário:

Postar um comentário