quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

A diversidade é pauta na escola?

A diversidade é pauta na escola?


Cara leitor, estamos à beira do final do ano, momento em que reflexões chegam à tona porque mais um ano letivo se finda!


Recordar bons momentos, interações e também apontar os erros para que haja evolução no ensino-aprendizagens de nossos estudantes, primordialmente no que tange a inclusão e diversidade.


Mas a diversidade é realmente trabalhada em nossa escola?


A diversidade pode ser pauta, mas sua temática efetivamente é esquecida em nossas escolas boa parte do ano, sendo rememorada por aqui apenas em datas específicas, assim como funciona com a conscientização…


Ou você já não percebeu que apesar de uma semana do meio ambiente ser carro-chefe de um mês de atividades na escola, ao fim temos os mesmos alunos jogando papéis fora do lixo e desprezando a utilidade de uma lixeira seletiva?


Conscientização, inclusão, diversidade...infelizmente se tornam jargões de "boas" instituições, já que qualquer adaptação é atraso atravancam nosso voraz sistema, haja nota e número…


Agora, em época de novas matrículas, novos ares, novas metodologias. Enfatizo que a diversidade é o mais esquecido entre estes reptos...primordialmente por ser tratado como "mimimi", outro jargão para justificar que…


"Na minha época eu sofria bullying e tudo funcionava", "Hoje o aluno é sensível demais", "Hoje ninguém reprova".


Comentários audaciosos como este desejam perpetuar justamente a educação que não deu certo, a pouco vigorosa, que era baseada em experiências totalmente fora da base que se deseja para alçar voos maiores.


Mas ora, o que isso tem a ver com diversidade?


Tudo.


Principalmente porque a educação, em um primeiro momento, parte de casa, com a construção de valores ligados à humanidade, desmistificados e conexos a proposta de uma vida social plena e de liberdade.


Não adianta ser a favor da diversidade e julgar credos e orientações! É essencial que o respeito, antes de tudo, guie nossa sociedade  e que urgentemente contagie nossas escolas…espaço que para além de conteúdos, nos formam melhores cidadãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário