quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

O fim do ano letivo chegou…Reprovações também!

O fim do ano letivo se aproxima...

Frustrações de quem encaminha mais um ano na mesma série, alegria de quem vence mais uma etapa rumo a novos desafios, sejam estes uma estrada pavimentada a Universidades, ou então a uma nova etapa, como o Novo Ensino Médio, tão polêmico e que começará a rodar em definitivo no próximo ano.


Mas, vale a pena reprovar? A reprovação é uma punição justa? Um castigo?


Bom, pedagogicamente falando, querido leitor, estamos diante de um implacável debate, afinal, a reprovação pode levar a evasão escolar, o grande calcanhar de Aquiles em nossa educação, haja vista que as distorções série/idade começam a pesar, além é claro, da subsistência, esta condicionada a um trabalho e/ou estágio.


A reprovação escolar não é exatamente a ferramenta mais didática e interessante para estimular um estudante, sendo que muitas vezes ela ocorre mediante a um baixo desempenho ou falta de estímulo do estudante em frequentar a escola.


As reprovações tendem a ser cada vez mais diminutas, recriando um sistema de vício dos estudantes, que agora estão acostumados a avançar sua série sem ao menos absorver ou discutir os conceitos mais básicos.


A grande esperança de combate ao desinteresse escolar, evasão e reprovações é o Novo Ensino Médio, mas também poderá ser o grande divisor de águas, estabelecendo quem vai ou não estudar no último segmento do ensino básico.


Mas voltando às reprovações, devemos lembrar que elas retardam sonhos, objetivos e acarretam frustações, apesar de que seu objetivo inicial seria um grande reforço e um volta por cima, torna-se na verdade uma punição...que não necessariamente recupera ou renera algúem, mas encarcera em uma situação incômoda.

 

E você, já repetiu o ano? É frustrante?


As alternativas relacionadas a reprovação sempre devem ser debatidas, afinal, não é prazeroso para pais e professores estabelecer um diálogo com jovens de 16 anos em pleno 6º ano, junto a crianças que ali avançam a pré-adolescência.


Por isso este debate é precioso e válido...vale a pena reprovar de qualquer maneira? A punição regenera alguém?


Fica a reflexão e desta vez, sem avaliação ou reprovação alguma.






GIRO DE NOTÍCIAS



Cursos técnicos e de pós-graduação gratuitos em SC estão com inscrições abertas



O IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) está com inscrições abertas para cursos técnicos e de especialização em várias em áreas em todo o Estado.


Os cursos podem ter duração de 3 a 4 anos, ao final dos quais o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio. As inscrições, sem taxas, estão abertas até 16 de dezembro. A seleção das vagas é realizada por meio de Sorteio Público.


Os locais dos cursos são nos campi de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul (Centro e RAU), Joinville, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.


São quatro cursos de pós-graduação Lato Sensu gratuitos, oferecidos pelo IFSC com ingresso no primeiro semestre de 2021. Os cursos têm inscrições totalmente gratuitas abertas até 30 de novembro.








Bolsa Estudante de R$ 6 mil em SC está pronto e será encaminhado à Alesc



O Grupo Gestor do governo de SC aprovou, nesta segunda-feira (22), o projeto para a criação do Bolsa Estudante para alunos do ensino médio e do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em setembro, a coluna antecipou a ideia, já com vários detalhes. Agora o texto está pronto, aprovado e será encaminhado para a Assembleia Legislativa assim que tramitar pela Casa Civil.


O Bolsa Estudante de SC será concedido para alunos do ensino médio e do EJA com famílias inscritas no CadÚnico, programa social do governo federal. Eles receberão R$ 6,25 mil por ano, em parcelas mensais.


Além de matriculado na rede pública estadual de ensino e com família no CadÚnico, os alunos precisam de pelo menos 75% de frequência nas aulas. Um dos objetivos do programa é reduzir a evasão escolar no Estado.






Enem: SC tem menor índice de abstenção do Sul, mas bate recorde com quase 24% de faltantes



No primeiro dia de provas, realizado neste domingo (21), Santa Catarina registrou taxa de abstenção de 23,8% no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Cerca de um candidato a cada quatro faltou. Apesar disso, a taxa caiu mais da metade se comparada ao ano anterior, quando 52,8% dos alunos não compareceram para realizar o exame.


Os dados ainda são preliminares e foram apresentados durante a coletiva de imprensa realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Entre os Estados do Sul do Brasil, Santa Catarina teve o menor índice de abstenção. Os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul tiveram taxas de abstenção de 25% e 24,2%, respectivamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário