domingo, 12 de dezembro de 2021

As Soft Skills são úteis?

Caro leitor, 


Estamos chegando a mais um final de ano emocionante, uma reta final cheia de obstáculos e desafios, e para acalentar os corações de vários educadores, mais um ano atípico para o sistema educacional brasileiro.


E para falar nele, a cada dia que passa escancara suas grandes chagas deixadas por um profundo descaso ou até mesmo a ausência de um robusto projeto nacional. Mas para além disso, no próximo ano os desafios serão ainda maiores, pois estaremos diante de uma grande ruptura no segmento em que a evasão é quase uma companheiro fiel, um Novo Ensino Médio.


mas para além do próprio nome e de críticas desvalidas, temos um termo que tem encantado a muitas pessoas…


Você já ouviu falar das Soft Skills?


Bom, se você não é um nativo do idioma ou pulou essa lição do seu English book, ai vai a tradução ao pé da letra…”Habilidades interpessoais”.


Mas isso é algo desenvolvido socialmente, ou então nos próprios grupos sociais, certo? Errado, agora a escola pautará suas ações pensando também nas competências socioemocionais…é um imenso desafio!


Mas espere! Para compreendermos o papel das Soft Skills é necessário que conheçamos também as Hard Skills…mas claro que você sabe o significado deste termo, não é mesmo?


Se não faz ideia, eu explico… Habilidades facilmente aprendidas e ensinadas por meio de cursos, aulas e similares.


A pauta de aprendizagem atualmente se baseia na resolução de problemas e na humanização das relações, portanto não estranhe se em um curto espaço de tempo você passe a reconhecer estes nomes em seu cotidiano. As empresas, fábricas e demais setores logo passarão a utilizar estes jargões que grudam mais que chiclete jogado em praça pública ou músicas ruins de carnaval…


O fato é que, na prática, elas serão úteis?


Dependendo…as Hard Skills são apreendidas hoje em dia da maneira mais tradicional possível. São exemplos: Dominar linguagem de programação, excel, ou até mesmo edição de imagens. Elas nunca perdem seu valor, mas precisam de equilíbrio.


As Soft Skills estão mais conectadas a itens cotidianos, porém esquecidos e que buscam equilibrar a relação entre trabalho e vida social e inteligência emocional (Talvez a principal delas). Destacam-se: Resiliência, Comunicação assertiva, Princípios éticos.

Mas como isso aparecerá no Novo Ensino Médio? Será através do Projeto de Vida, uma disciplina que serve, antes de tudo, para escutar os anseios de nossos estudantes, e logicamente ajudá-lo a perseverar em atividades que possui afinidade e deseja executar. 


Mas e aí, estamos preparados para (re) aprender as Soft Skills?

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário