terça-feira, 4 de janeiro de 2022

O Bolsa estudante é a solução?


O ano de 2022 ficará marcado pela virada de chaves em Santa Catarina, principalmente pela inserção em definitivo das escolas na modalidade do Novo Ensino Médio, que promete em seu escopo uma grandiosa revolução. O rompimento de paradigmas e gargalos parece ser um desafio para duas ou três décadas…


Mas e o Bolsa estudante, já ouviu falar, caro leitor?


Este projeto visa combater a evasão escolar, um problema crônico da educação brasileira, e que por ventura aparece com força em grandes municípios de Santa Catarina. O projeto já foi encaminhado para a ALESC, e carece de revisões, já que alguns critérios como bom desempenho e frequência deverão ser levados em consideração para que o benefício seja de fato pago aos responsáveis pelo aluno.


Mas qual seria o objetivo do bolsa estudante?


O ano de 2022 é eleitoral, e toda a prática neste tipo de ocasião merece ser analisada com todo cuidado. Apesar de fatores externos corroborarem para uma análise política desta pauta, valer-se-á o bom senso,afinal, boa parte de nossos estudantes são trabalhadores, e necessitam completar ou complementar a renda de suas famílias, deixando claro que alguns são os mantenedores de alguns grupos familiares.


O fato é, o bolsa estudante tem tudo para ser uma estratégia eficaz para a manutenção do estudante no Novo Ensino Médio, afinal, ele, mediante a comprovação de documentos de rendimentos, conseguirá fazer usufruto de 11 parcelas de 568 ao longo do ano letivo. Apesar disso, o caráter emergencial da matéria analisada por nossos representantes se dá pelas brechas orçamentárias e todo o traquejo necessário para que estes valores cheguem aos responsáveis.


Não podemos admitir que estudantes se tornem subalternos escolares, mas ao mesmo tempo não se torna viável desperdiçar a chance de contemplar famílias carentes com programas sociais que auxiliam na manutenção do subterfúgio mais importante ao jovem, a Educação…aquela que muda realidades e transforma cidadãos!


Que o programa/projeto se torne um sucesso, e principalmente, que os responsáveis façam usufruto de maneira adequada deste processo…e unidos, que vençamos o grande fantasma que impede que boa parte de nossos estudantes concluam esta etapa essencial de escolarização, a evasão escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário