sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Os desafios permeiam a vida de um professor!


O mundo é movido por perguntas, e esses questionamentos são vitais para que o ser humano descubra, aprenda e também ensine.


O desafio de ser professor não está somente em sua tarefa burocrática fora de sala de aula, em sua formação que cada vez mais exige novas habilidades...mas se encontra também no cerne das péssimas condições estruturais de nossas instituições.


Por mais que investimentos sejam feitos, a remuneração me parece a menor das queixas existentes entre os educadores, que em verões insuportáveis pingam junto com seus alunos em ambientes distantes do ideal para a aprendizagem.


Estamos rumando a educação 5.0, mas em alguns locais do Brasil temos situações de precariedade extrema, em que não há sequer banheiro com saneamento, e em outros, um teto decente.


Esqueca sua métrica quando for analisar situações, afinal, estamos em um país continental, em que temos mais de 8,5 milhões de Km² para ser gerenciados. São tantas dificuldades que são necessárias umas 4 décadas para colocar tudo em ordem quando mencionamos educação.


A nós educadores…


A nós educadores não cabe o conformismo, tampouco fazermos o básico, ou o "Que dá"...temos que inovar, porém sem ficarmos ainda mais pobres, doentes ou com chagas das sala de aula.


Portanto professor, abandone o sentimento de fracasso, de solidão ou inconformidade...busque forças na razão de um propósito, ou seja, ensinar e propagar valores e cientificidade…


Que em 2022 a inovação, qualidade e básico nos seja oferecido para darmos saltos a diante, rumando para uma educação eficaz e de saber crítico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário