terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Os seletivos e suas eternas confusões

Os seletivos para profissionais da educação nunca foram de fato uma primazia em termos de organização, porém sempre obtivemos boas avaliações no quesito lisura e agilidade.


Depois de regionalmente testemunhamos alguns episódios de editais ruídos e empresas desistindo de certames, chegamos a principal prova, a de seleção estadual promovida pela SED/SC.


A quantia de proponentes ao certame aumentou muito, tanto que a Selecon, do Rio de Janeiro, desistiu de organizar esta seleção, devido sua envergadura e todo o dispêndio exigido. A Acafe assumiu, experiente na seleção, logicamente gerou o sentimento de seguridade nos profissionais que se inscreveram.


Em muitas regionais o certame foi excelente, e também ocorreu de forma organizada, promovendo a prova na mais absoluta segurança e confiabilidade. Já afirmamos, a Acafe detém imensa experiência e sempre participou de certames de tamanho gigantesco como este, como edições anteriores e vestibulares das universidades comunitárias de Santa Catarina.


Porém…


Em outras regionais o certame foi marcado por grande confusão, desorganização e acima de tudo, irresponsabilidade da própria Acafe. A SED/SC contratou a Acafe e desta forma assiste a distância todos os casos relatando acesso a celular ou movimentações supeitas em sala.Para além disso, temos casos de pessoas passando mal em salas abarrotadas, impedindo sequer a idoneidade da avaliação, já que pareciam provas em dupla.


Quem é o culpado?


Depende. O culpado logicamente sempre é buscado, e recai quase sempre ao contratante a responsabilidade, e não poderia ser diferente…


Mas é a Acafe? Pois bem, tem sido alvo de inúmeras críticas, contudo tem afirmado que forma casos isolados, de qualquer maneira ficou evidente que problemas existiram, e que o volume de candidatos foi um grande problema para quem se acostumou a ver estas provas em Santa Catarina.


O processo também ilustrou irresponsabilidades como pessoas utilizando o celular em sala, filmando cartões de prova e também ironizando situações.


Fica claro que estes processos sim, podem oferecer pontos de discórdia e desorganização, mas cabe aos educacadores que dele participam primar pelo cumprimento de regras básicas, com o bom senso prevalecendo…


Agora é aguardar os próximos capítulos e uma possibilidade de cancelamento, em pleno dezembro de 2021, será que seria a melhor solução?


Aguardemos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário