terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

As novas tecnologias em Santa Catarina!



As novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas, e diante disso o governo de Santa Catarina - Adormecido por várias décadas - parece finalmente ter dado os primeiros passos para acordar. Não parece o suficiente para os autores desta coluna, contudo é inegável que realmente tenhamos uma clara evolução em alguns segmentos.


Na última semana o secretário de educação Luiz Fernando Vampiro esteve em uma solenidade entregando mais de 600 unidades de notebooks para professores efetivos da rede estadual, com breve promessa para novas entregas aos docentes de caráter temporário. Para além disso, Vampiro foi firme ao afirmar que a pasta da educação segue com caixa e de mãos livres para novos investimentos!


A empolgação tomou conta de muitos professores, afinal, temos determinado abandono por parte de gestões governamentais no que tange a educação. Vampiro trouxe junto a uma equipe renovada diversos investimentos, porém as formações ainda ficam devendo, e são pouco rotineiras ou proveitosas…


Não podemos ir com tanta sede ao pote…


Vampiro segue enfatizando o trabalho do governo com as constantes reformas estruturais da escola, e para além disso a retomada do plano de carreira…e fácil de imaginar que seus planos são audaciosos, mas não se pode realizar tudo ao mesmo tempo e em tão curto espaço de tempo.


As tecnologias retornam a ser pautas quando, neste momento de entrega o secretário enfatiza que todas as salas de ensino médio terão além de lousa digital, aparelhos projetores, o que seria algo revolucionário…já que isso seria inimaginável tempos atrás na rede estadual, que tinha ares de decadente e abandonada.


Além disso, a promessa de novos tablets educacionais foi realizada, distante do desastroso projeto de 2013, cujos materiais entregues eram deficitários…desta vez o foco é o uso maker, com ênfase no estudante!


Mas a tecnologia basta para sanar problemas? Será que aplicações e cursos de qualidade serão oferecidos como alternativas para o desenvolvimento de novas metodologias? Ou mais tecnologia será espalhada sem o devido cuidado, como ferramenta de convencimento eleitoral? 


Só o tempo dirá…


Nenhum comentário:

Postar um comentário