terça-feira, 1 de março de 2022

MEC dá bons sinais, é hora de acreditar?

 MEC dá bons sinais, é hora de acreditar?


O MEC lançou em Santa Catarina, na última semana, um programa denominado “Educação financeira na escola”, e parece dar alguns bons sinais de apoio ao Novo Ensino Médio, que ainda carece de mais capacitação de seus docentes para que trabalhem de forma inovadora com as propostas de disciplinas eletivas.


Mas o que foi lançado em Tubarão, é algo inédito?


Sim, é inédito e inovador, portanto devemos dar toda atenção e prestígio a este momento, já que além de Tubarão, apenas outros 4 municípios brasileiros vão possuir núcleos de formação docente e estudantil sobre a temática, oferecendo cursos e inovação no setor.


A pauta referente a educação financeira é antiga, e por mais que hajam críticas, é importante salientarmos que atualmente é muito importante criar uma cultura de domínio sobre o dinheiro, primordialmente em uma fase de inflação alta e dificuldades na manutenção de um padrão de vida estável.


Espera-se que as iniciativas do MEC não parem por aí, haja vista que outros segmentos também merecem atenção, não podemos esquecer que a inovação é essencial para que tenhamos melhor formação de nossos estudantes, para que atinjam objetivos maiores e mais concretos.


Milton Ribeiro, está indo bem na gestão do MEC?


Não, na realidade pareceu desconhecer por muito tempo a pasta, assim como sua voraz dinâmica, e com seus discursos vagos acabou conduzindo de maneira equivocada algumas situações recentes que permearam a educação brasileira, como o próprio ENEM, em que vários membros do INEP acabou pedindo desligamento devido ao autoritarismo de algumas lideranças.


Inovação x MEC


O MEC passa por um processo de reestruturação, e não parte de Milton Ribeiro, pois temos a implementação do Novo Ensino Médio e outras novidades que independem de quem lidera a pasta, o mais correto é conduzir estas novidades de maneira retilínea, dialogando com grandes instituições e sempre próximo das demandas reais da sociedade.


Primeiro passos para a inovação…


Propostas como esta do programa ligado a educação financeira, e outras tantas ligadas a educação continuada são de grande valia, portanto o MEC acerta mais uma vez em buscar inovação, e não somente estar ancorado no tradicional, afinal, a formação dos estudantes mudou, agora possuem novas demandas do mercado de trabalho, e os desafios do século XX mudaram…


Parece que o século XXI chegou para o MEC, antes tarde do que nunca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário