domingo, 13 de março de 2022

Os desafios do piso nacional

Os desafios do piso nacional

O piso nacional para o magistério faz parte de um plano antigo para valorização de carreiras dos docentes brasileiros. Na prática foi institucionalizado no ano de 2008, com seu primeiro ano de vigência em 2009.

Naturalmente se imagina que o piso tenha obtido êxito no combate à desvalorização docente e precarização do ensino, já que ataca um dos principais focos de debate midiáticos, os baixos salários e condições salubres de professores.

O fato é…

Que desde 2008 líderes estaduais e municipais acabam "ludibriando" carreiras e sociedade civil, já que omitem e retiram direitos em nome do cumprimento do básico. 

É justo? Não, de maneira nenhuma, já que o objetivo do piso nacional é oferecer a remuneração básica mínima.

Por ventura líderes conseguem sempre "cumprir o piso", retirando direitos e o que chamam de "vantagens"…penduricalhos muitas vezes. Exceto pelo tempo de permanência (triênios e similares) outros itens como regência de classe ou premiações sequer são levados para fins de aposentadoria.

Joga de maneira contrária aos docentes a manutenção de seus próprios direitos, já que por vezes seus vencimentos ultrapassam por poucos reais o piso nacional…incentivando lideranças políticas a simplesmente ignorarem qualquer forma de reajuste.

Qual é o cenário de 2022?

A prospecção de 2021/2022 é que o reajuste de 33% chegasse aos docentes, e vários movimentos em municípios conhecidos já se tornaram evidentes, para citar casos nas proximidades de Santa Catarina, temos Itajaí, Florianópolis e Capivari…todos terão um desfecho, ou já tiveram, mas a luta sempre continua.

Para encerrar…

Os docentes não ficam milionários exercendo sua função em sala de aula, porém apesar do amor a profissão, necessitam também de uma vida financeira equilibrada e digna, a começar pelo constante investimento em suas carreiras. 

É possível que futuramente estejamos em um cenário melhor, mas pelo andar da carruagem e disposição de liderança políticas…isso poderá demandar longos anos, infelizmente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário