segunda-feira, 21 de março de 2022

E o novo ENEM?

As mudanças mais recentes no Ensino Médio acabaram chocando estudantes e lideranças estaduais. Muitas escolas não possuem infraestrutura e a carga horária ampliada exige ainda mais compromissos escolares de nossos alunos.

O Novo Ensino Médio traz consigo algumas grandes mudanças, e uma delas é a formação com foco em itinerários formativos, estes baseados em áreas do conhecimento. Podemos dizer que o estudante faz sim escolhas vitais para sua carreira acadêmica.

E o ENEM faz parte de uma das séries de escolhas para seu futuro no mercado de trabalho ou mundo acadêmico…

Mas e o novo ENEM?

O novo exame nacional vai mudar bastante, uma mudança desta envergadura somente ocorreu diante da transição dos anos 2008 para 2009, quando o número de questões foi ampliado e a matriz mais próxima da atual passou a vigorar. 

E diante de tantas modificações no Ensino Médio nem faz sentido continuar com um ENEM tão conteudista e já pré-moldado/direcionado. A tendência é que a prova ganhe questões discursivas, priorize os conteúdos básicos das disciplinas, e permita aos estudantes a escolha de provas personalizadas. Tudo de acordo com as áreas de conhecimento que optaram durante o Ensino Médio.

O ENEM vai melhorar?

Só o tempo dirá, porém é fato que grandes mudanças devem ser feitas, até para equacionar as gigantescas transformações recentes na educação básica. Dificilmente teremos transformações rápidas, porém 2024 é logo ali, e a primeira turma desta modalidade/Novo Ensino Médio estará posta a prova.

Que os bons ventos deste exame, idealizado em 1998, nos tragam ainda mais glórias e oportunidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário