domingo, 3 de abril de 2022

O tão esperado mesmo de Abril!



O mês de abril é de fundamental importância para a educação, já que trata-se de um mês dedicado ao autismo. Atualmente, políticas públicas e campanhas ainda são frágeis no repasse de informações e conscientização sobre a temática.


O papel das escolas…



O papel das unidades escolares é acolher e fornecer de maneira digna atendimento a crianças e jovens, trabalhando de maneira didática o desenvolvimento de competências e habilidade, e é claro, dando todo suporte a profissionais dedicados a este segmento.


O dia 04 de abril foi instituído pela ONU - Organização das Nações Unidas, mesmo com atraso, se tornou instantaneamente uma data significativa, um marco temporal na luta por direitos e igualdade no acesso à atendimento e tratamentos médicos dignos.


O TEA


O Transtorno do espectro autista tem diferentes graus, alguns com maior comprometimento, exigindo um acompanhamento de vários profissionais para o desenvolvimento de atividades básicas e sociabilidade. Alguns graus são menores, permitindo a crianças autista um desenvolvimento rápido para algumas atividades cotidianas. 


É importante lembrar…


Não há uma causa específica para o autismo, tampouco transmissão. Dentre os fatores mais aceitos, estão a predisposição genética, podendo ou não ter a participação de condições ambientais como influência.


A importância de discutir TEA nas escolas


É essencial a discussão de quaisquer tipos de deficiências ou transtornos, e em absoluto temos um cenário em que a escola assume um protagonismo na socialização de crianças.  A instituição contribui para o desenvolvimento do conceito de diversidade, aceitação e empatia.


Por isso o educação reitera, vamos falar em TEA, não somente no mês de abril, mas durante o ano todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário