quinta-feira, 22 de agosto de 2013

No fim vão dizer que não és mais o mesmo, e é?/Olhares na escuridão.

É consternador a situação de alguns segmentos da sociedade, com a educação não é diferente, é bastante dificultoso estar frente ao aluno, sempre ouvi de professores queixas referentes ao desinteresse e do relaxamento com que a sociedade como um todo “leva” a escola, esta que já classifiquei como instituição falida, e temo que jamais mude de opinião, contudo, bem que gostaria!

Olho para trás e vejo todos os momentos que vivi; bons ou ruins, metódicos ou monótonos, e de maneira irredutível posso classificar que de alguma maneira a escola fez parte destes momentos, posso e devo agradecê-la por tudo o que me tornei/sou/serei, se isso é significativo ou não é outra história. Lembro-me que as maiorias de meus mestres sempre salientavam a importância da educação para a construção de uma sociedade harmoniosa e também mais dinâmica e evoluída, infelizmente esses valores foram esquecidos, talvez não por nós mestres, mas talvez pelo público alvo, crianças e adolescentes.

Fonte: http://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B1311b20a/13712223_6Idl8.jpeg

O desinteresse e o desleixo da maioria dos estudantes são dignos de pena, ou não, afinal na maioria das vezes os mesmos deixam de discutir, reproduzir e aprender a ciência, o índice de faltas é enorme, porém é maior ainda a necessidade de se desligar em sala de aula, talvez as disciplinas mais amedrontadoras ainda possuam respeito, no caso específico das ciências exatas, respeito não possui o mesmo significado que “Interessante ou instigante” neste caso, infelizmente. O que vemos em salas são jovens completamente despreparados, culpa de quem? De todos nós, deixamos nos levar por inovações tecnológicas e esquecemos-nos do simples fato de que usamos o cérebro para nossas atividades, deixamos de exercitá-lo, estamos adestrando massa de manobra para o temível e impiedoso mercado de trabalho.


Os versos do sábio Zé Ramalho refletem muito bem o que penso ao terminar mais este relato...


[...] O povo foge da ignorância,
Apesar de viver tão perto dela,
E sonham com melhores tempos idos,
Contemplam essa vida numa cela...
Esperam nova possibilidade,
De verem esse mundo se acabar,
A Arca de Noé, o dirigível,
Não voam nem se pode flutuar.





Um comentário:

  1. Concordo plenamente,PROFESSOR LUCAS.Infelizmente é visível que muitos dão valor ao que nem sempre é digno.muito bom ...

    ResponderExcluir