quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Se os deuses realmente existem, Madiba (Mandela) é um deles! O adeus de um líder da paz.

No dia 5 deste mês perdemos um de nossos grandes líderes mundiais, Nelson Rolihlahla Mandela ou “Nelson Mandela” faleceu em Joanesburgo, África do Sul, vítima de inúmeros problemas de saúde, “Madiba” nos deixou aos 95 anos.

Fonte da imagem: http://www.biography.com

Um pouco de Mandela e Apartheid.

Nelson Mandela é considerado um líder social pacifista, foi símbolo em seu país, África do Sul, da luta contra um regime chamado “Apartheid”, imposto pela Grã-Bretanha e pelo Partido Nacional no ano de 1.948, Mandela, ainda jovem, já advogado, comandava dezenas de protestos contra a absurda proposta britânica vinculada ao Apartheid, afinal, seu país já independente e possuía maioria negra, por que deveria ser comandado somente por brancos?

O fato é que de 1.948 até 1.994 (Ano em que o Apartheid foi finalizado) a África do Sul foi segregada, com o oferecimento de serviços básicos como educação, saúde e segurança pública diferenciados, e sempre superiores aos caucasianos (Brancos), a maioria negra era obrigada a conviver com migalhas remanescentes da minoria branca, o que desagradava ao mundo, pois foi perceptível a estagnação econômica existente no país durante esta época, devido é claro aos embargos praticados por outras economias mais desenvolvidas indignadas com o regime de segregação étnica.

Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/Laertevisao-apartheid.jpeg

Mandela assumiu o papel de grande líder do povo sul-africano mesmo após passar quase 30 anos em uma prisão, e, diga-se de passagem, um belo golpe de seus governantes segregadores, que preferiam ver longe um atuante contestador de seu regime totalitário.

Mandela chegou à presidência de seu país após eleições diretas, aclamado pelo povo como primeiro presidente negro, de um país de maioria negra, independente desde 1910 e sempre contando com líderes brancos. “Madiba” governou a África do Sul entre os anos de 1.994 e 1.999 e foi responsável direto pela reconciliação de inúmeros grupos tribais, permitiu também a abertura comercial de seu país e pôs fim ao cenário segregado de seu país, fazendo com que brancos e negros caminhassem juntos para o desenvolvimento do país.

Apresentou políticas sociais e econômicas fantásticas, porém era constantemente criticado por apoiar a vinda de grandes eventos para seu país, como a Copa do Mundo de 2010, que gera intenso prejuízo econômico até os dias de hoje.


Fonte da imagem: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/

Mandela deixou um imenso legado, e baseado na pacificidade conseguiu transformar socialmente seu país, logicamente muitas coisas devem melhorar na África do Sul, porém, Mandela foi o autor dos primeiros passos desta evolução.
Mandela permitiu com sua liderança, unir novamente diferentes etnias, extinguindo a rivalidade e promovendo a paz, dissecando o ambiente hostil e segmentado de seu país.

Obrigado, “Madiba”, se os deuses existem você foi um deles!

- "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”. 
- "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação." 
- "Não há caminho fácil para a Liberdade.”. 
- "A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre.”. 
- "A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias.”. 
- "A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo.”. 

Abaixo uma canção da banda “Chave do Sol”, banda brasileira que questionava a permissão da construção de “Sun City”, imenso resort Britânico construído na África do Sul, e elemento segregador da população Sul-africana.


Um comentário: