terça-feira, 5 de maio de 2015

Um fim para um eterno recomeço...

Na noite do dia 29/04 me despedi de mais uma turma da Educação de Jovens e Adultos, a Turma 111, que iniciou como Turma 64, é verdade. Nesta turma desenvolvi o meu melhor, mais prazeroso e dignificante trabalho nesta modalidade de ensino, lecionei vários temas e conteúdos por longos (Ou não!) sete meses.

Muitos alunos desta turma preparam-se agora para se formarem no ensino médio, apenas dependem de uma disciplina, Educação Física, para alcançarem grandes conquistas e a primeira delas é o certificado conclusão do ensino médio.

Nesta turma percebe-se uma imensa heterogeneidade, pessoas mais experientes, garotos e garotas e também o bom humor e respeito mútuo, algo agradável para qualquer docente que assume esta turma que praticamente se guia sozinha, possuindo valores morais incríveis.

Com um semblante sorridente posso afirmar que tivemos terças-feiras inesquecíveis, sempre com risadas e também muito conhecimento, além de um pouco de cobrança, fato normal de qualquer escola.

Agora, com a conclusão do ensino médio, vários alunos terão a autonomia de escolher o que desejam para seus futuros e quais as melhorias que podem desenvolver em seu cotidiano. Muitos já partirão para a faculdade, outros que preferem os trabalhos práticos escolherão cursos técnicos almejando uma nova profissão.

Mas, diante do exposto um fato não pode ser mensurado, a admiração que sinto por cada um, em sete meses passei a conhecer melhor meus alunos e é impossível não diagnosticar a principal característica comum a todos, a força de vontade, algo que moveu por sete meses todos para a sala de aula buscando conhecimentos nas disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Nestes meses fiquei sabendo de histórias, aspirações, objetivos, dramas e dificuldades de muitos alunos, e é claro, mencionando minhas vivências que eram significativas.
Daqui a um mês grande parte estará apta para enfrentar novos desafios, e é claro, sempre baseado no que aprenderam em sala de aula com os vários professores do Sesi Escola que lhe sempre ofereceram aulas bem elaboradas e dinâmicas.

É estranho saber que não terei mais um compromisso semanal no CEDUP, e vocês, alunos da Turma 111 também não! Agora serão desafiados pelo mercado de trabalho e pela própria sociedade, buscando assim novos rumos profissionais e também aprender novos ofícios.

Agradeço pelo apoio, dedicação e compromisso de todos os alunos da Turma 111, principalmente os que enfrentaram estes sete meses junto comigo, afinal, o lema da Educação de Jovens e Adultos do SESI é “Quem estuda cresce”, e isso está alicerçado em vários fatores. Em sala de aula todos construíram amizades e socializaram muitas informações, discutiram pontos de vista e também ciência.

Nunca olhem para trás e desvalorizem tudo o que produziram, foi uma etapa muito intensa e especial.
Em minha despedida quis ser duro e realmente finalizar meu ciclo como comecei, com piadinhas e passando a segurança de que vencemos mais uma etapa, juntos, é claro! Toda a gratidão demonstrada ao fim de minha trajetória através de cumprimentos básicos são extremamente significantes.

_Até mais, Professor!
_Valeu, Professor!
_Muito obrigado, Lucas!


Para finalizar gostaria de agradecer a todo apoio dado na noite de ontem, noite em que nos despedimos, mas não em que mencionamos a palavra adeus...


Só não queria dizer Adeus

[É que eu tinha tanto pra contar]
Eu não queria perder o que sempre foi meu.


Eu não queria dizer Adeus!

[É que eu tinha tanto pra contar]
Só não queria perder o que sempre foi meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário