quinta-feira, 31 de março de 2016

Somos só poeira estelar...

Me livrando das amarras e do pessimismo vinculado à carreira de professor, descrevo com palavras cruas e simplórias mais um episódio que fortalece minha relação afetiva com o ato de ensinar.

Você deve estar se perguntando...Mas e o título, o que tem a ver com a vida de professor?

Lhe digo que tudo, principalmente para quem ama estudos relacionados à Geologia e Astronomia, campos que marcam presença na Geografia, principalmente no ensino médio.Cito também que Carl Sagan é a fonte de toda essa inspiração...

Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.
Carl Sagan

Pois bem, chega de enrolar  conversa...

Nesta semana vivenciei o máximo de interação que um professor pode ter com um pupilo, pelo menos na minha concepção, o ato de repassar um livro! Afinal os mesmos são sinônimos do conhecimento e aprendizagem, e minha experiência foi extremamente significante e emocionante.

Na tarde do dia 30 me despedi do melhor aluno que já lecionei neste 5 anos de profissão, e olha que já lecionei para alunos fantásticos, brilhantes! Mas Mateus de Brida foi substancialmente especial, a cada aula de 2015 me via em um intenso ritmo de estudo, pois sabia que seria sempre desafiado pelos questionamentos propostos por ele.

Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você.
Carl Sagan.

Nesta ensolarada, mas nebulosa tarde do dia 30, Mateus me disse que retornará para seu município de Joinville, de fato compreendi logo de cara o porquê de seu regresso, entendi também que tudo será facilitado em sua vida com esta volta, pois estará próximo de familiares e suporte para se aproximar de seu sonho, a astrofísica.

E onde entro nesta história?

Mateus é um excelente rapaz, um aluno extremamente educado e disciplinado, e forneci neste alguns dos meus melhores livros que relacionam Geografia, Astronomia, Geologia e Astrofísica e o rapaz devorou várias leituras tidas como muito complexas com certa facilidade, destaco sua afeição por um livro em especial, o famoso "Decifrando a Terra", um "Manual" de geociências.

Fonte da imagem: http://seboogeraldo.loja2.com.br/img/d041c40442b1fc4558e8877831a2bf44.jpg

Neste mesmo dia 30, Mateus me entregou os livros, dizendo que tinha sido muito proveitoso ler e construir pesquisas nos mesmos, concordei pois sei bem da qualidade deste materiais, mas fiquei com um imenso peso por ver que ele ainda não havia completado todas essas leitura....

Resolvi executar o mais correto, e repassei o livro "Decifrando a Terra" a ele, como um presente, símbolo de tudo o que vivenciamos como professor e aluno, de nossa relação de troca de informações e questionamentos intensos, sei que ele precisará e usará muito melhor que eu a partir de agora.

Nós somos feitos de poeira de estrelas
Carl Sagan.

É um ato simples, mas encaro como se tivesse passado o bastão, e essa foi a primeira vez que fiz isso, é interessante para alguém como eu, mesmo tão novo se sentir superado, é como se deixasse de ser seu mestre, e me tornasse agora o seu colega, com muita satisfação, lógico.

Encaro este momento de transição como algo único em minha carreira, posso ter a certeza que todos os meus ensinamentos realmente foram efetivos e servis.

O momento mágico, do repasse deste livro não está somente vinculado ao valor financeiro do livro, ou do simples fato de ser um presente, mas como disse, marca uma fase de transição, um recomeço.

Esta lição me deixa ainda mais empolgado e fortalecido! Tenho certeza que todo esforço é válido e cada vez mais tenho certeza que a sala de aula realmente é o segundo lar.

Obrigado, Mateus! Deixo aqui versos que realmente são significante pra mim!

Só pra ver, testemunhar
E nada nesse mundo há de apagar
Pois somos feitos de histórias

Se o mundo lá fora quer te apunhalar
Lembre que seu corpo é só poeira estelar
Tudo que importa é o agora e nada mais

Tudo que nós temos é apenas o que a gente faz...


Nenhum comentário:

Postar um comentário