quinta-feira, 16 de junho de 2022

A educação no estado de Santa Catarina está diferente

A educação em Santa Catarina está diferente. Depois de seguidos anos com um pires nas mãos, mendigando reformas básicas e investimentos, a educação de Santa Catarina está respirando novos ares!


Os investimentos recentes na remuneração, infraestrutura, ônibus e bolsa-estudante, estão cativando o povo catarinense. Ainda longe do ideal, a educação parece estar viva novamente na rede estadual, e apesar dos grandes enlaces envolvendo a categoria, tudo transcorre com determinada naturalidade. Todas as escolas passam por algum tipo de manutenção, e o cenário deixado pela SED parece favorável a novos tempos.


Desde o momento que a pasta passou para o político profissional Luiz Fernando Vampiro as coisas mudaram, com habilidade política, conseguiu canalizar investimento e dar prestígio à pasta, participando da reformulação do plano de carreira e também da entrega de dispositivos tecnológicos. Deixou um legado e equipe bem preparada para colher frutos, são inúmeras entregas de escolas reformadas, ginásio e demais conquistas. Como já enfatizado, longe do ideal, porém muito mais próximo do aceitável.


O atual secretário Vitor Balthazar conseguiu conduzir algumas proposições antigas com clareza, e consolida a SED como uma instituição respeitada em Santa Catarina…já que tempos atrás, não muito aliás, estava jogada às traças com uma política reducionista e de fechamento de escolas, fora as que estavam completamente abandonadas.


Ainda falta muito, porém uma luz brotou no fim do túnel, as escolas estaduais começam a se tornar espaços aceitáveis de aprendizagem, e úteis de verdade para o cotidiano de um estudante. Mas e o novo ensino médio, será enfatizado e tratado com o devido respaldo? Não sabemos, o fato é que sua implantação ainda gera desconfiança, porém foi menos tortuosa que o esperado!


É um prazer gigantesco não rever cenas lamentáveis de pleno abandono destas instituições, algumas centenárias, e que outras grandes obras e reformas ocorram de maneira rápida e eficiente em todo o estado, mostrando que podemos renovar os votos de esperança de uma educação digna e de qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário