quinta-feira, 9 de junho de 2022

O terrorismo na educação?

 O terrorismo na educação?


Sim, você não leu errado, o título da coluna de hoje é este mesmo! O terrorismo ilustrado neste texto não é o mesmo praticado por grupos extremistas ou vilões de HQs conhecidas…Mas sim pela máquina pública, que insiste em retroagir em dezenas de aspectos.


Carlos Moisés vinha desmoralizado após intensos debates referentes à sua honestidade, sofreu duas tentativas de impeachment e por pouco não deixou o posto de governador de Santa Catarina. Voltou, e consigo trouxe uma equipe mais firme e voltada para políticas populares entre os servidores, houve sim uma valorização.


Porém a alegoria sempre revela sombras! Não se trata de um texto com profundidade filosófica, mas vale a lembrança de Platão e o mito da caverna, em que as sombras eram a única fonte de pessoas que se negavam a ver a luz, o conhecimento e a verdade. Faltou a professores e categoria o tato de que a SED não daria "tanto" a troco de nada.


Os ataques começaram…


A implantação de um sistema unificado de ponto não é novidade, a tempos se comenta muito sobre a possibilidade, contudo ele foi "jogado" nas escolas…e por meio de reuniões coordenadorias regionais exaltam a política do terror, negando banco de horas e pregando o atraso intolerável. Aqui não escreve um especialista do direito, porém não se faz necessário entender qual é a dinâmica do estado…o terror!


Movimentações já acontecem…o terrorismo referido é aquele do atraso intolerável, daquela autonomia retirada da escola! O professor, em tempos tecnológicos deverá estar ainda mais presente na escola, isso sem espaços adequados…uma tremenda pena, já que somos reféns de uma contínua prática de levarmos trabalho para casa, e vamos continuar! Agora com menos tempo, inclusive!


Mas, esqueça neste momento do mito da caverna e Platão…vamos falar de Plutarco e os diretores! Afinal, como pregara o filósofo grego, para toda política ou hegemonia ser posta em prática deve-se estar ali os bajuladores…que em Santa Catarina nomeamos diretores!


É contundente, mas é real! Mais uma derrota do magistério de Santa Catarina!


Nenhum comentário:

Postar um comentário