quinta-feira, 30 de junho de 2022

O futuro da educação é digital

 O futuro da educação é digital?


Um debate é profundo e sempre produtivo, para onde a educação vai? Sempre é interessante frisar que temos um sistema ainda arcaico e dependente de práticas antigas, sendo um desafio aos docentes e sistemas educacionais pensar a educação “Fora da caixa” ou para além das salas organizadas em filas.


A Educação tradicional deu certo?


De certa maneira, a educação moldada por disciplina, cópias, repetições e memorizações  tem seu valor, e foi de extrema valia em determinado momento de nossa história, contudo precisamos admitir que poucas instituições ao longo da história estiveram tão estagnadas quanto escolas. Não significa que os métodos mais simples, intuitivos e mecanizados não tenham devido valor ou substancial contribuição para aprendizagem…porém precisamos mais!


Cultura maker, Web 3.0, robótica…


Novos elementos constituintes da educação surgem, aliados ao século XXI e novas demandas de mercado e de aprendizagem. Uma evolução que disparadamente acontece em países mais desenvolvidos, porém que já se alastra em emergentes como o Brasil. 


Dentre as grandes novidades temos a Cultura maker, que preza o trabalho prático (construir, reconstruir, reformar, ressignificar), não abdicando do conhecimento teórico, porém enfatizando o trabalho coletivo e competências elementares para recentes desafios. A robótica tem seu charme, alocando esforços em linguagens de programação, com parceria interessante em mentes humanas e a inteligência artificial. A Web 3.0 ainda não possui concretude, porém sabe-se que sua cruzada é pela democracia e acesso livre à informação, com prevalência de privacidade de dados.


Elas estão na educação básica e pública?


Ainda não, ou melhor, sim! Em raros episódios temos a presença de alguns dos elementos citados acima, porém ainda engatinhando no tema, contudo já pautado na produção de conhecimento, deixando de lado o modelo reprodutivo de conhecimento, empobrecido e parco em termos de alternativas metodológicas.


A escola segue como uma possibilidade relevante para mudança de vida, transformação social, e para todos deve ser dada a opção de conhecimentos relativos a finanças, pensamento computacional, lógica, jogos digitais, literacia digital. 


Por isso exija sempre o melhor, novos métodos, olhares e decisões para que a educação siga evoluindo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário