quinta-feira, 7 de julho de 2022

Os meandros da educação em Santa Catarina

Era novembro de 2015…


A SED anunciava, após um imenso desmonte da Educação de Santa Catarina, um novo plano de carreira, com uma proposta patética para seus educadores. Pensando em voos rasos, a SED e seu secretário da época elogiavam a proposta 668 como se fosse a oitava maravilha do mundo.


Mas o que ficou deste período?


Uma herança deixada foi a obrigatoriedade da hora-atividade, que agora voltou a vigorar e somente poderia ser excluída mediante a um processo de reescrita do texto da lei. Mas afinal, depois desse desmonte a escolas e ao funcionalismo público, lideranças da época prosperaram?


Sim, prosperaram, inclusive com muitos frequentando o CONSED, O Conselho Nacional de Secretários de Educação. A premiação por este desmonte e descaso foi a promoção a um degrau mais elevado, local/instituição em que se pensa os próximos passos da educação em nosso país.


O nosso ex-secretário é condenado!


Depois de liderar o CONSED e a educação de Santa Catarina, um de nossos expoentes entre secretários que passaram por nosso estado, foi condenado a uma indenização milionária. Esta acusação, ao que se sabe, é bastante grave, manchando a história do ex-secretário.


O referido secretário ainda pode recorrer, contudo ainda não se manifestou. O magistério, a qual é sabido que nunca foi fã de seu trabalho, espera ansiosamente por um desfecho, sempre lembrando daquele ensolarado, porém muito triste novembro de 2015.


As coisas mudaram muito na educação de Santa Catarina!


Apesar dos constantes investimentos, sabe-se que algumas mudanças são quase que inevitáveis, e toda energia do governo estadual focaliza um segmento, o Ensino Médio! o Fundamental e vai sumindo aos poucos de várias unidades, sendo transferido aos municípios de maneira quase que compulsória. 


O fundamental II ainda prossegue no estado, porém fortalecido em muitos municípios, principalmente pelas estruturas mais cuidadosas de maioria deles. O Fundamental II no estado nunca sumirá, pois sua estrutura ainda é muito melhor e mais eficiente que a maior parte dos municípios.


Mas e agora leitor? Quais serão as novas tratativas do ensino em Santa Catarina? Mais desmontes? investimentos? Só o tempo irá dizer!


Uma coisa é certa…2015 deve ficar no passado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário