quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mais um ano letivo! E o revigorante sonho de educar é contínuo...

Após um longo período de férias, estas que até foram prorrogadas diante do “Calorão” que estávamos enfrentando, mais um ano letivo se inicia! Novos sonhos, aspirações, planos, planejamentos e acima de tudo, mais um ano de aprendizagem e estabelecimentos de laços afetivos, estes que podem ocorrer entre professores e alunos, alunos e suas possíveis novas escolas  e também entre os professores e suas novas instituições de trabalho.

Um fato é consumado, o primeiro dia é o melhor de todos! Conheceremos novos rostos, reconheceremos os velhos conhecidos e estabeleceremos novos laços de amizade, que por vezes, segundo meu testemunho poderão se prolongar por uma vida toda.

Em minha concepção a escola, como instituição que conhecemos hoje, está muito longe do ideal, afinal, por vezes vemos descasos relacionados  a aspectos físicos das instituições e também ao seu material humano mais precioso, os educadores.



Mas em um início de ano prometemos e apresentamos a nós mesmos novas resoluções. Penitenciamos-nos inicialmente em nos doarmos ao máximo e desenvolvermos o melhor trabalho, e aos alunos, resta cobiçar as melhores notas e talvez aprovações para vestibulares, no caso dos concluintes.

O fato é que nenhum problema é levado em consideração no mágico primeiro dia de aula, a incumbência de resolvermos futuros problemas sobra para os outros obrigatórios 199 dias de ano letivo. Nada deve ser mais mágico que o retorno à casa do conhecimento, a escola.

Nos dias atuais sabemos o quão é difícil para escola competir com outras atividades mais atraentes, e até mesmo com a tecnologia que faz com que nossos alunos não larguem jamais seus celulares e se desconectem de suas redes sociais.

Ao professor resta contemplar a juventude e perceber que já fez parte daquele ciclo que está diante de seus olhos. Aos mais severos e metódicos que possam temer serem alvos de “Ódio e perseguição”, não se esqueça, nós todos já odiamos e amamos professores, alguns sequer lembramos o nome, de outros lembramos até o signo e a cor preferida.


Conto os segundos ansioso por mais um dia letivo, aos que construíram este processo como alunos, só posso dizer que estarão frequentando o recinto que fornecerá as mais belas lembranças de sua juventude. Aos que ficam de fora de fora de tudo isso só resta à nostalgia

“Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos.”

Albert Einstein



Nenhum comentário:

Postar um comentário