quinta-feira, 1 de maio de 2014

Básicas considerações sobre a internet no período técnico-científico-informacional: O perigo mora ao lado!

Após o advento da 3ª Revolução Industrial, esta iniciada em meados de 1940, deu-se início o período técnico-científico-informacional, tal período é considerado como marco inicial de uma grande série de rupturas, dentre as quais a valorização da informação e a evolução tecnológica, que até então caminhara em letárgicos passos.

A internet sem dúvidas foi uma das grandes responsáveis por intensas transformações sociais e econômicas que cada vez mais modelam nossas vidas e sociedade, pois através da utilização da grande rede Web podemos com poucos cliques acessar um imenso mundo de informações.
No inicio da década de 1990 a internet começou a dar passadas largas e se desenvolveu como já foi elucidado, a “mera” troca de informações, objetivo inicial, foi ficando para segundo ou terceiro plano, sendo que a internet nos dias atuais se configura como importante e necessária ferramenta para diferentes áreas.

Segundo o geógrafo Milton Santos, a informação é o bem mais valioso para qualquer sociedade, e a mesma é valorizada mediante sua propagação, mas também com o cunho econômico, portanto não podemos deixar de atrelar em nenhum momento a economia e a difusão de informações.

No fim da última década ocorreu a popularização de serviços como correio eletrônico, transferência de arquivos, mensagens instantâneas e videoconferências, sendo estes úteis a diversas áreas do conhecimento e À economia. O acesso móvel também é destacado, possibilitando inclusive a usuários sem computadores pessoais o acesso À rede.

Por fim, a internet e seus serviços se consolidam como grande fonte de informações e ou, propagação das mesmas, e a comunicação entre os usuários é um destes importantes pontos, transcendendo assim barreiras físicas que antes impediam a difusão de informações.

 O perigo mora ao lado

As redes sociais são sem dúvida alguma essenciais em um contexto vida social, afinal nos informamos e lidamos com notícias úteis, além de nos comunicarmos com pessoas de nosso ciclo de amizades, contudo, nem tudo são flores, e na internet podemos observar que facilmente somos manipulados por notícias falsas ou sem algum fundamento fidedigno, porém, ao vermos a mesma compartilhada adotamos como verdade absoluta.

A poucos dias assistimos perplexos uma situação que envolveu uma senhora, esta moradora de uma comunidade carente do município de Guarujá, estado do São Paulo, a mesma foi confundida com um retrato falado e julgada como praticante de rituais de magia negra , além de sequestradora.

A pobre senhora, que já possuía problemas de saúde, foi espancada e julgada por uma população ignorante e mal informada, e fomentada por boatos inverídicos que rolavam em uma rede social. Definitivamente podemos afirmar que a informação possui sim um valor econômico e social agregado, porém cabe ao ser humano manuseá-la e classificá-la, bem como aferir se seu contexto é realmente fidedigno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário