domingo, 10 de outubro de 2021

Os desafios da escola no século XXI

Nesta segunda coluna do Educação em Ação se faz necessário um diálogo elementar...o futuro da educação!
Para onde vão as escolas? Como elas serão ao longo deste século XXI?

São desafios, incertezas e com certeza, muita busca! Mas caro leitor, fazê-lo-ei refletir sobre a origem desta instituição milenar.

A Educação apresenta seus primeiros passos junto a Grécia Antiga, principalmente por Platão e outros filósofos/pensadores que capacitavam pessoas nas mais diferentes poleis
gregas…

Mas a escola que conhecemos, enquanto instituição seriada e dedicada a aprendizagem é mais jovem, provém do Século XII. Mesmo que apresente uma linda história, repleta de rupturas inclusive, a escola tem se modernizado pouco ao longo dos últimos séculos.

A ideia de disciplinas com caixinhas de aprendizagem e conteúdos são,por vezes, pouco utilizados ou materializados para crianças e adolescentes, apresentando assim uma face entediante, comum e pobres em muitos segmentos da escola…
A dúvida é...para onde vão as escolas? Sairemos deste modelo oriundo do século XIX? 

Ou ainda vamos patinar e abominar novidades? A culpa é sua, estudante? Nossa, docentes? Ou realmente de todo um contexto social e econômico que insiste que devemos ficar inertes, com uma escola que funciona a parte,
que preconiza uma ideia de recebermos repasses científicos mas não trabalharmos com eles…

No Brasil, teremos um Novo Ensino Médio; Angústias, desafios, evasão e muita pauta ainda estarão presentes no Educação em Ação!

Mas a pergunta é...Para onde vai a Educação do século XXI?

Nenhum comentário:

Postar um comentário