domingo, 10 de outubro de 2021

Setembro amarelo e o papel das escolas

Mike Emme deixou um legado…

Para poucas pessoas é familiar a história deste jovem que tirou sua própria vida aos 17 anos de idade, chocando amigos e familiares...mas o legado existiu!

O setembro amarelo, de Mike e tantos outros, não pode pode passar batido nas escolas! Setembro é um mês de combate aos grandes desafios que envolvem a defesa pela vida.

Mas para compreendermos a importância deste mês, antes de tudo, devemos entender que há vidas e mais vidas…

Dificuldades, percalços e desafios são ilustrados por estudantes em nossas escolas, e muitas vezes independem de questões físicas, sociais ou econômicas...mas sim emocionais!

Como trabalhamos o lado emocional de nossos jovens? A estrutura do lar de cada um deles favorece o desenvolvimento pessoal e a estabilidade emocional?

O mundo não é um mar de rosas…

Jovens, principalmente no ensino médio, lidam com diferentes pressões, decisões e precisam ser cada vez mais precoces. Muitas vezes são objetificados por pais que espelham suas frustrações e objetivos em seres que ainda estão em plena formação…

É vestibular aos 17, ENEM em seguida, mercado de trabalho, relacionamentos e por fim, mais decisões…

Nesta turbilhão o peso da experiência é fundamental...muitos jovens pedem socorro pelo olhar, por sinais quase indetectáveis. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é o único fator de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. "Precisou vir uma pandemia para que esse tema passasse para o primeiro plano”. 

O CVV hoje é uma luz no fim de qualquer túnel, disque 188 e converse com voluntários.

Lembre-se, neste Setembro amarelo, valorize a vida! Valorize o coleguismo, e principalmente a empatia. Somente o dono da casa sabe apontar onde existem goteiras...ainda bem que hoje podemos tentar consertar cada uma delas juntos!

Valorize a vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário