quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Das verdades que um dia eu tanto guardei...

Realmente é muito dificultoso nos dias atuais termos pelo menos 50% da atenção das pessoas que estão ao nosso redor, tudo o que é crítico, ametódico ou “novo” é ruim ou desagrada, as mudanças são trabalhosas e nos custam um precioso tempo. Esse tempo que nos custa talvez seja ocioso, porém não gostamos de ter nossa ociosidade invadida por mais trabalho! Mas, é um direito individual ser sedentário ou acomodado.

O sedentarismo ao qual me refiro é o intelectual, é sabido que a maioria das pessoas estuda mais de 15 anos buscando um confortável futuro, um “cômodo” futuro. Porém, após a conclusão deste período a maioria acaba desativando o “setor” cognitivo de criticidade, em suma, viramos uma peça do “Balaio”, mais um integrante da “Massa”.

Afinal, por que estudar? Depois que chegamos ao “Topo”, ou onde desejamos, a ambição e a criticidade começam a deixar de ser importantes, já cumprimos nossa missão, aliás, fizemos até demais! Será? Agora devemos aceitar tudo o que a mídia e os veículos de informação “confiáveis” nos oferecem de maneira mastigadas, como “Papinha” de neném, afinal, por que investigar? A minha ou a nossa opinião pouco importa, já estamos no “topo”!

Fonte da imagem: http://casasuscine.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html

Um texto longilíneo como este a partir do quarto ou quinto parágrafo possui a tendência de ficar mais interessante, porém, e daí? O que isso influenciará para quem ler? Ganharão ou agregarão valores financeiros? Não! Então não vale a pena ler, é isso que a maioria pensa ao ler mais um relato vago e desvinculado das babaquices popularescas que invadem a programação da televisão ou a internet.

O comodismo refere-se justamente à preguiça que adquirimos com o passar do tempo, novas graduações, novas leituras, novas discussões são descartadas rapidamente, exigem o “Pensar”, e isso fica lá atrás, no tempo que lutávamos para chegar ao topo.

No fim das contas arrumamos um “Bom” emprego, construímos uma família e utilizamos a velha desculpa de que não temos tempo ou dinheiro para galgarmos novos objetivos, afinal, sabemos o quanto custou chagar até ali, e não vale a pena tentar nada novo, riscos são coisas de pessoas joviais e amadoras.

O Autor do blog ao perceber que você não captou a mensagem central do texto....
Fonte da imagem: http://casasuscine.blogspot.com.br/

Saliento que realmente existem exceções, há pessoas que não abandonam seu estilo arrojado e jovem com o passar do tempo, pelo contrário, tornam-se mais críticas e mais agregadoras de valores positivos, definitivamente um acomodado não é exemplo para ninguém, afinal, sabe-se que o profissional de mais sucesso não é o que possui ganho financeiro relativamente maior.

Por fim concluo mais um relato implorando a todos que não se deixem levar por meras informações veiculadas na mídia, pesquise, seja crítico, torne-se opositor a tudo o que está errado, critique! Não coloque no pedestal e nem chicoteie ninguém antes de aferir e averiguar os fatos, procure se informar, galgue novos objetivos! Não ponha a culpa nos grevistas, se há greve, procure entender o lado do trabalhador, não seja egoísta, seja crítico, isso lhe fará bem!

Você me faz correr demais
Os riscos desta highway
Você me faz correr atrás
Do horizonte desta highway
Ninguém por perto, silêncio no deserto
Deserta highway
Estamos sós e nenhum de nós
Sabe exatamente onde vai parar...



3 comentários:

  1. Concordo professor,sabe também tenho esse modo de pensar,é isso ai...
    a mídia muitas das vezes engana..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente Adriana! Devemos sempre nos voltarmos para a pesquisa e para a crítica, e principalmente, não nos acomodarmos com situações corriqueiras que envolvam a corrupção e deturpação de valores, grato pelo comentário.

      Excluir
  2. Infelizmente o que somente iremos levar pra baixo da terra e conhecimento, o que aprendemos de instrutivo p/ nossos neurônios. Como o povo de hj acha bem interessante um PS 4, outras procuram o verdadeiro vídeo game da vida... ser um vencedor e buscar ultrapassar obstáculos complicados pra conseguir recordes grandiosos...
    Shirley Ramos
    Obs: Excelente professor!

    ResponderExcluir