sábado, 23 de outubro de 2021

Homeschooling é o caminho?

Meses atrás em mais uma edição do nosso Educação em Ação estávamos discutindo essa modalidade pouco conhecida por brasileiros, o Homeschooling, que consiste em contratar tutores ou professores para que o aluno tenha seu processo formativo em casa, sem a socialização comum que acontece nas escolas.


Lembrando que este papel também poderá ser desenvolvido por pais ou responsáveis capazes de ministrar, didaticamente se possível, todos os conteúdos e objetos de aprendizagem exigidos por cada ano escolar.


O fato é, que no centro desta polêmica estão educadores, base governista, progressistas educacionais, e por fim, associações de pais que preferem manter seus filhos como alunos também.


Mas quem está certo? Se é que podemos começar o debate tentando entender o porquê de tamanhas polêmicas…


A modalidade Homeschooling ou estudo domiciliar é bastante popular nos Estados Unidos, quase que uma tradição existir, em todas as famílias, casos de primos que cursam toda fase elementar e inicial de seus estudos em casa, sem contatos diretos com aglomerações ou atividades escolares conjuntas…


Mas sabemos que países desenvolvidos e nortistas como os Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e Canadá comportam tamanha modalidade, o analfabetismo e outros problemas de escolaridade foram quase que erradicados nas últimas décadas.


Mas é o Brasil? Onde ele se coloca?


Assistindo este fervoroso duelo está o MEC, que até hoje parece não ter um líder de fato, apenas um grande líder provisório...o MEC para estar posicionado ao lado óbvio, negando que estudantes sigam esta modalidade acaso realmente não necessitem (afastamentos de saúde, por exemplo).


A maior parte dos especialistas educacionais acreditam que a escola é um local formativo essencial para a formação humana, e uma dispensa de um local em que muito se aprende com a convivência, é um tiro no pé.


No Brasil temos aproximadamente 18 mil alunos na modalidade, essencial para este debate é lembrarmos que apenas o Distrito Federal possui uma regulamentação para o funcionamento desta modalidade.


Lembrando que apesar de casos isolados, como de outras cidades, para além dos Distrito Federal, é expressamente proibido o funcionamento do Homeschooling, pois se configura como uma modalidade de ensino, e isso é papel do Estado brasileiro.


Mas afinal, quem ganha com isso?


Apesar da escola balizar tudo, incluindo exigir conteúdos e cobrar avaliações e exames constantes, famílias se organizam para oferecer esta modalidade, principalmente com associações crescendo! O número de estudantes abonados cresce, enquanto a escola tende a parecer o reduto da formação de trabalhadores…


O Homeschooling mostra os níveis de desigualdade altos de nossa nação, em que pais podem pagar tutores específicos em suas casas, contrariando uma maioria pobre, que infelizmente, depende de tudo que a escola pode oferecer…


Amizades, ensinamentos, sabedoria e principalmente, Ciência...itens capazes de fazer qualquer indivíduo romper o estamento e ascender socialmente!


Viva a escola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário