sábado, 16 de outubro de 2021

O dia do professor - O ser que professa

Em um longínquo dia 15 de outubro de 1827 D. Pedro I emitiu uma lei sobre o ensino elementar, e a partir dela, no ano de 1963 o então presidente João Goulart, vulgo "Jango", criou o dia do professor.


A data internacional é dia 05 de outubro, mas tudo bem, a lei sobre o ensino elementar foi fundamental para nossos primeiros passos no que tange a educação, inclusive estabelecendo objetos de estudos, locais das escolas e salários dos professores.


Atualmente a educação dá passos firmes para novas transformações, aliás, pode-se afirmar que Raul Seixas está certo, a educação é uma metamorfose ambulante, sempre deve ser renovada, discutida, e de maneira invariável, lutar por valores como igualdade, equidade e fraternidade.


E os professores, como ficam nestas transformações?


Como sempre respondo aos meus alunos, todos profissionais devem continuar estudando, se especializando e buscando inovar em suas atividades. Mas o caso dos professores é atípico, pois devemos ter na ponta da língua conteúdos e metodologias bem arquitetadas em nossas "cacholas". Não é fácil estar sempre animado e com várias cartas na manga...até Mister M já cansou de ter truques…


Ao professor resta estudar, e muito por sinal! Um professor nunca termina sua trajetória como aluno, tampouco como aprendiz...ao professor resigna-se o papel de trabalhar conteúdos, transformá-los em objetos de aprendizagem cotidianos, interessantes e instigantes!


Dar-se-á ao professor a missão de professar, ou seja, de discutir e proliferar a ciência, não somente reproduzir, mas sim produzir conhecimento.


Os desafios do magistério são enormes, as decepções e angústias também, contudo o prazer do chamado "chão de sala de aula" é muito maior...ao professor auleiro, não se preocupe, seus alunos te amam, valorizam muito sua atividade, sabem que profissionais como você são elementares para o funcionamento da sociedade...não se preocupe ou compare a alguém que trilha caminhos universitários, porque é na base que tudo acontece!


Tenha orgulho, professor! Você professa, você constrói!


A todos os professores, fé! Muita fé! São de vocês que partem as mais raras e preciosas joias de nossa nação! 


São os votos do Educação em Ação, um humilde programa, que nasce com a missão de fortalecer ainda mais os laços educacionais entre estudantes e professores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário