quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

A redação foi tão ruim assim?



Polêmicas à parte, tivemos na última semana a divulgação preliminar dos resultados envolvendo o certame da Secretaria de Educação de Santa Catarina. O magistério esperou com ansiedade e assistiu atônito um péssimo trabalho da Acafe...que de maneira morosa e desorganizada fez sua divulgação.


Os resultados não foram nada agradáveis…


Inúmeros professores foram desclassificados, ou seja, não atingiram o mínimo exigido em alguma das competências avaliadas...e a grande vilã? Sim, foi ela mesma, a redação.


Muitos cursos e preparatórios foram desenvolvidos por diversos institutos, haja vista que jamais na história recente uma avaliação discursiva foi utilizada pela SED. Mas parece que não surtiu muito efeito, inclusive dados preliminares informam que praticamente 50% dos profissionais foram desqualificados, sendo impedidos de participar de listas iniciais, dependendo das denominadas chamadas públicas.


De quem é a culpa?


Depende. Afinal, a Acafe já anunciou que haverá um campo para recursos, com isso a possibilidade de novos classificados pintarem na lista final é grande. Soa estranho termos uma reprovação tão gigantesca, mas não surpreendente. Explico o porquê logo abaixo.


As péssimas formações alinhavadas quase que exclusivamente a provas e modalidades frágeis tem se tornado cada vez mais populares, isso explica a falta de prática de escrita e até mesmo raciocínio e junção de ideia mediante uma dissertação, inclusive ante um tema tão tátil e de fácil explanação…


Agora devemos aguardar…


A Acafe e a SED foram rígidas demais? Houve erros? Somente a lista final nos revelará...o fato é, uma reprovação dessas proporções poderá comprometer o início do ano letivo devido a letargia das chamadas e por consequência, das demais que são públicas.


Por enquanto vamos aguardar os próximos capítulos deste agitado início de ano letivo...em que professores passaram a ser mais valorizados, porém mais exigidos também, perpassando por seu processo de seleção. 




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