domingo, 24 de abril de 2022

O mês de abril de tantas datas, é esquecido?


Em tempos não tão remotos assim era comum vermos crianças travestidas de "índios" voltando de suas escolas no mês de abril. Mas o mês de abril é suas datas, foram esquecidas?


Talvez sim…por mudanças culturais e por outros interesses da juventude, e até mesmo por dinâmicas que envolvem o destaque para outras temáticas.


No mês de abril destaca-se o dia dedicado ao TEA, por exemplo…cruzada global de longa data, porém institucionalizada a pouco tempo. Em Santa Catarina ainda temos o dia da família na escola, com variáveis datas, porém sempre abarcando atividades em algum sábado deste mês.


O fato culminante é que em abril temos importantes fragmentos de nossa história em seguidos dias…19 dia do Índio, 21 Tiradentes, 22 descobrimento do Brasil.


A começar pela última data, esta acabou definitivamente sendo algo para esquecer, já que a representatividade do domínio da metrópole portuguesa não é exatamente algo patriótico para os brasileiros…e se entende o porquê disso, foram anos de intensas explorações!


O dia 21 de abril prossegue como um feriado nacional, e também como uma folga para muitas pessoas. O personagem histórico executado em 1792 também caí aos poucos no esquecimento, mas ainda é considerado como mártir da independência, líder de uma Inconfidência, um rebelde que de maneira pujante impulsionou outras revoltas. Mas como mencionado, as suas comemorações e debates seguem muito mais restritas a Minas Gerais, infelizmente.


O mais controverso de todos segue sendo o dia do Índio, já que é visível que a nomenclatura é o conceito de indígena mudou. É visível que remeter povos indígenas ao retrato caricato de índio ficou no passado…e os povos indígenas estão muito mais organizados e em busca de espaços.


Abril continua sendo sempre um mês especial, para quem gosta do discurso tradicional ou inovador, sempre vai ser o mês do esplendor…esplendor de uma terra repleta de dor e sofrimento, que com marcas do passado deixa para trás seus lamentos…

Nenhum comentário:

Postar um comentário