quinta-feira, 5 de setembro de 2013

¿Tudo o que eu sempre sonhei não vale nada?

Realmente é um clichê discutir a situação de nosso país, principalmente diante do panorama político atual, cenário este dominado por práticas corruptas e extremamente lesivas À população em geral, porém eu insisto!

Fonte das imagens trabalhorodrigogeo.blogspot.com.

Lembro-me muito bem que outrora ouvia de todos os veículos de comunicação que o Brasil seria o país do futuro, logo informado realmente acreditei nisso, erro meu? Seria utopia minha acreditar incredulamente que isso realmente poderia ocorrer? Sinceramente não sei, os primeiros e bons lampejos de mudanças me deixaram feliz, porém sinto-me envergonhado ao comparar o desempenho de nosso país em áreas referentes à saúde, educação e distribuição de renda com nossos vizinhos igualmente pobres e subdesenvolvidos.

No Brasil é fácil diagnosticarmos que os setores dependentes do governo funcionam sempre sobrecarregados e de maneira letárgica, exceto alguns que se referem a impostos, taxas, cobranças ou tarifas, estes são totalmente informatizados e muito rigorosos (Vide cobrança do Imposto de Renda), tudo bem, fazem parte, uma sociedade organizada deve prestar conta ao seu governo, e o mesmo retornar esse dinheiro retido À população oferecendo-lhes bons serviços em áreas básicas como saúde e educação. Mas que tipo de retorno nós temos?

                                          Fonte das imagens :ambienteacreano.blogspot.com.

Quando cito problemas governamentais não me refiro apenas a mandatos recentes, as más administrações em nosso país são endêmicas e transidas (Impregnadas) desde a chegada dos portugueses e suas malditas caravelas.

O fato é, caminho para os rumos certos, economicamente falando, é claro, ocupamos recentemente o posto de 6ª maior economia do mundo, já caímos para a sétima posição segundo o banco mundial, mas especialistas apostam que até 2.050 o Brasil deva ser a 4º maior economia global, mas e daí? Será que continuaremos com nossas involuções sociais?

Se fossemos comparar outros índices além dos parâmetros econômicos levaríamos uma surra com o chicote do falecido Beto Carrero, países menores territorialmente e economicamente como a Noruega, Dinamarca, Chile e até mesmo a Argentina possuem índices sociais bem melhores que nós, entendo que somos um país continental, porém também possuímos uma economia colossalmente continental, mas como dizia Plebe Rude desde os anos 80...

Não é nossa culpa
Nascemos já com uma bênção
Mas isso não é desculpa 
Pela má distribuição...
Cadê sua fração...

Com tanta riqueza por aí, onde é que está 
Cadê sua fração.
Com tanta riqueza por aí, onde é que está...
Até quando esperar...


Mas afinal, tudo o que eu sempre sonhei não vale nada?



2 comentários:

  1. Realmente! Até quando esperar...mas tenho fé e perseverança de um futuro melhor e que os educadores sejam reconhecidos em sua profissão, pois a cada dia, cada hora, o ensino é levado com muita dedicação a cada cidadão...

    ResponderExcluir