sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Os exageros e o consumismo...Você só pode estar brincando!

O Consumismo é um tema bastante atual, e torna-se bastante difuso a partir do capitalismo e a acumulação de riquezas, logicamente está associado também à tecnologia, principalmente após os anos 70, momento em que vivemos um imenso e interminável boom tecnológico.

Se você ainda não viu, segue o vídeo, "Os dez mandamentos do Rei do camarote".

O fato é que atualmente nos deparamos com alguns pré-requisitos para nos tornarmos membros de algumas “tribos”, tais como: Possuir conta em várias redes sociais, celulares modernos e objetos de grife ou marcas famosas. Um belo exemplo dessa ostentação atrativa e banal foi veiculada pela revista “Veja”, através do famigerado e pitoresco vídeo “Os dez mandamentos do rei do camarote”.

"Rei do camarote prestigiando e enriquecendo este post!
Fonte da imagem:http://extra.globo.com/incoming/10683275-496-292/w448/rei-1.jpg

De fato o vídeo é tendencioso, e presume-se que muitas das palavras proferidas pelo rapaz no vídeo são falsas, falaciosas ou exacerbadamente aumentadas, é possível perceber que o sujeito é frágil e que se esconde atrás de sua suposta montanha de dinheiro, pesquisei e realmente encontrei fontes concretas que o mesmo possui imensa fortuna.

E o vídeo? Serve para quê? Difundir maus valores? Ou somente propagar a incapacidade humana de interagir com outras pessoas a não ser que utilize seu dinheiro como força motriz deste processo? Sinceramente? Não sei!

Em uma análise superficial diria que o vídeo pode ser considerado uma esquete de humor, com personagens e tudo mais, porém, estarrecido diante da possível veracidade do vídeo vejo o quanto o consumismo pode influenciar uma pessoa, ou melhor, uma sociedade.

Todos nós possuímos um pouco de “Rei do camarote”, afinal, por vezes tentamos dar um passo maior que as próprias pernas, galgamos o impossível, e o pior, possuímos ambições materiais, egoístas mesquinhas, não pensamos por exemplo o que os R$50 mil reais gastos pelo “Rei” em uma noite poderia fazer em um asilo ou em uma instituição como um orfanato. Talvez o “esbanjão” saiba, mas não faz questão de pensar no bem que faria privilegiando outras pessoas.

Até o Mussum já sabia, o que importa é o Status!
Fonte da imagem:http://www.criatives.com.br/wp-content/uploads/2013/11/alexander-rei-do-camarote-6-630x699.png

O ponto central da discussão, em minha concepção, refere-se à deseducação produzida pelo vídeo, invertendo os bons valores, e fragmentando ainda mais as classes sociais, a você e eu, o “rei do camarote” parece um sujeito inatingível, afinal, sabemos que nunca teremos os seus privilégios, talvez nem queiramos.

Mas pare e pense, prezado leitor, será justo exibirmos e profanarmos a filosofia de “Balada” deste sujeito, tampouco darmos a ele? Sabendo que pelo menos 14 milhões de brasileiros sofrem com intensos problemas relacionados à fome e ao abastecimento de água? Sem falar dos problemas que tangem a segurança pública e educação.

Eu, você e Seu Madruga, trabalhadores, chocados com os gastos intermináveis do "Rei do camarote" diante de um panorama social tão miserável de nosso país.
Fonte da imagem:

Realmente o consumismo se torna uma filosofia de vida quando observamos belos exemplos como o do “Rei do camarote”, ele simboliza todos os privilegiados e age em detrimento a todos os trabalhadores, estes que são os pilares do desenvolvimento de nosso país.

Mas pense, o dinheiro é dele, deixe ele gastar...

Isso é hipocrisia! Não podemos nos acomodar ao vermos situações como estas, devíamos lamentar, e não rir de cenários como o retratado no vídeo. Sabe-se que ao sobrar privilégios para alguém, falta o básico a milhares, portanto saiba que ele sim é um vilão, assim como nós somos ao prestigiar tamanho ato de ignorância.

Eles querem te vender,
Eles querem te comprar,
Querem te matar (de rir),
Querem te fazer chorar

Quem são eles?
Quem eles pensam que são?


Nenhum comentário:

Postar um comentário