quinta-feira, 3 de abril de 2014

O Bom humor e a Geografia: Ééééééééé mais ou menoooos!

Na geografia, mais precisamente em um dos seus campos humanos, a demografia (Responsável pelos estudos da dinâmica humana e de suas populações) o bom humor pode ser apreciado sem parcimônia, afinal, por vezes nos deparamos com cenários confusos e grotescos que resplandecem em nosso país.

Não quer dizer que eu ache engraçado vivermos em um país desorganizado corrupto e com problemas sociais que deixam qualquer cidadão deprimido. Mas podemos analisar friamente algumas situações e levá-las aos alunos em um tom engraçado, e transferido o exemplo dado aos nossos jovens.

Durante as últimas semanas trabalhei com a maioria de minhas turmas dados advindos do IBGE (Censo de 2010 e estimativas de 2012), que nos mostram que várias pessoas de sua faixa etária (15 a 17 anos), aproximadamente 10%, não trabalham nem estudam, e se levarmos em consideração a localização de jovens como estes, vemos que nem todos são despossuídos o desprivilegiados, segundo o IBGE, grande parte dos jovens que trabalha nessa faixa etária também estuda (Ou somente frequenta a escola!).

"Faça piada velha para público novo e piada nova para público velho." JÔ Soares.

A leva de humor e absorção de informações, neste caso, está atrelada diretamente ao fato de possuirmos jovens esforçados, aqueles que são exemplo, estes que podem incentivar os acomodados a abandonarem estes lamentáveis 10%, estes que classifiquei de maneira bem humorada como “Pesados fardos para a sociedade”.

A Geografia propicia ao professor ser o mais dinâmico e bem humorado, só não percebe isso que é muito carrancudo ou tradicional, afinal, qual outra disciplina vai discutir os fatos rotineiros que nos envolvem diretamente com tamanha fundamentação? Ah, e os conteúdos? Eles podem ficar para um segundo plano quando o debate é fidedigno e integrador.


A disciplina que descreve a Terra é fascinante, nunca é a preferida dos jovens, isso é sabido, porém, talvez nunca seja a mais odiada, até brinco com este meio termo, afinal, a Geografia ééééééééééé mais ou menoooos mesmo!

Admito que poucos anos tive a Geografia como disciplina preferida, mas sempre me imaginei um professor menos metódico e com bom humor, afinal, quem se interessaria pela divisão geoeconômica brasileira se não houvessem algumas piadinhas sobre o assunto? Assumo aqui que o bom humor é essencial para a Geografia.


"No Brasil, quando o feriado é religioso, até ateu comemora."JÔ Soares.

Afinal, o que seria de nós, meros geógrafos e professores de Geografia sem as nossas avaliações com elementos diferenciados, tais como: Charges, tirinhas e músicas!? Tenho certeza que nenhuma outra disciplina propicia tantas lacunas para utilização das mesmos!

E se me perguntarem:
- Professor, qual era a disciplina que tu mais gostavas?
Responderei sem titubear o seguinte:
- Química, querido!
Obviamente esperaria uma réplica!
- Mas Fez Geografia...por quê?
E com um largo sorriso responderia:

- Sei lá, não escolhi Geografia, ela que me escolheu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário